Como os astronautas fazem cocó?

Os astronautas, assim como qualquer pessoa normal, têm necessidades fisiológicas e precisam de um local adequado para supri-las. Mas muitos se perguntam como é possível evacuar fezes e urinar estando no espaço sideral.

 

Realmente essa é dúvida e tanto, afinal, como driblar a falta de gravidade no interior da nave?

 

De acordo com a Dra. Thais Russomano, professora da PUCRS e Coordenadora do Centro de Microgravidade/FENG-PUCRS, os astronautas usam banheiros especialmente adaptados, capazes de sugar a urina e as fezes. Existe até mesmo um acoplador para as genitálias femininas e masculinas.

 

Outra questão é o destino dos dejetos após a evacuação. Segundo a professora:

 

"No caso do homem, ele utiliza uma estrutura em forma de cone que é ligada a um tubo, conectado a um sugador. A urina expelida pelo astronauta é então sugada para um recipiente. Para mulher, o sistema é o mesmo, somente mudando a forma do acoplador que, neste caso, é retangular para garantir um melhor contato. A urina pode depois ser eliminada no espaço ou reciclada para se tornar água potável para uso na missão. (...) Quanto às fezes, o processo é parecido com o da urina. O astronauta, homem ou mulher, deve sentar na sanita colocando sobre as coxas barras de estabilização, as quais estão ligadas as laterais do vaso sanitário. No momento da evacuação, como no caso da urina, e ligada à sucção que 'puxa' as fezes para o interior da sanita . Elas depois são eliminadas

 

Compartilhe o site.no espaço.”